top of page

Planejamento e Preparação

Desde o início dos preparativos o que mais se fez foi ler e acompanhar blogs, assitir videos de projetos semelhantes no youtube, pesquisar sites na internet e ler livros de quem já se propôs a algo semelhante. Logicamente que cada um tem seu traçado de percurso, mas a importância em se conhecer outras aventuras é tremenda, principalemente quando se trata de aumentar a segurança da viagem.

Em se tratando de planejamento, uma das coisas que mais fizemos ao longo desse tempo foi utilizar muito a plataforma Google maps. Foi e continua sendo a base de tudo. Além dela, investimos também em alguns guias e mapas. Dos guias que pesquisamos aquele que melhor nos adaptamos foi o da Lonely Planet. Na verdade viramos fãs dele. É uma publicação bem completa no que diz respeito a informação, não é o preferido para quem quer um guia visual, com muitas fotos, mas sim um com ótimas dicas de alimentação, locais para conhecer, perigos que se pode encontrar, valores de acessos a parques, enfim, um sem número de informações valiosas que são encontradas nele; uma maravilha. No que diz respeito a mapas físicos, eu gostei muito dos Michelin. É uma excelente série de mapas com informações bem completas das estradas e com dicas de pontos de interesse também.

Além destas fontes, costumo checar por fotos dos locais de interesse que poderíamos estar visitando, e para isso, gasto um tempo no Flickr. Acho um local bem agradável para ver fotos na internet. Busco a cidade e pesquiso por fotos dos locais.

Outra ajuda fundamental e que foi descoberto nessas leituras ao longo do processo de planejamento foi o aplicativo IOverlander. Simplesmente sensacional. Será uma ajuda valiozíssima durante a viagem. Ele tem informações bem atualizadas pelos overlanders que estão por aí nesse mundo afora. Trata-se de uma plataforma colaborativa onde os viajantes vão inserido as informações e qualificando-as. De campings a hotéis, de oficinas a postos de abastecimento de gás, enfim, todo tipo de informação de interesse do viajante.

Por fim, o que levo como mais importante para essa viagem é que apesar do tempo que passamos no planejamento, não seremos escravos dele, serve como guia, mas não estaremos engessados no que foi traçado.

Fernanda Azzolini e Marco Antonio Parreiras em viagem pela Europa e agora preparando uma grande aventura pelas três américas!

  • Twitter Vintage Stamp
  • Instagram Vintage Stamp

Pelo Nosso Caminho, Viagem pelas Américas, Viajantes, Pajero Full, Americas Travel, Travelling, América do Sul, América Central, América do Norte, On the Road, Brazil Travellers, Viajantes del Brasil, Fotos das Américas, Viajantes de Curitiba, Easy Rider

bottom of page