top of page

Ruta 265 - Carretera Austral - Puerto Rio Tranquilo

Esse trecho seria o maior em rípio planejado até então em nossa viagem. Por conta disso, como comentei no post anterior, nós decidimos sair cedo para poder aproveitar bem a luz do dia e os possíveis locais que pararíamos para tirar foto, ou simplesmente admirar as paisagens. O caminho todo estava com previsão de ser feito em 3h40min pelo google, são 164km, o que não é muito, mas como o rípio nem sempre é favorável, gasta-se um certo tempo a mais no trajeto.

Após o café da manhã a beira do lago e escoltados pelo nosso amigo Husky, organizamos a tralha toda para seguir viagem, mas antes demos uma subida no mirante que tem no final da cidade e início da ruta 265. Interessante a vista.

O início da ruta a partir de Chile Chico é bem estranho, caminho feinho, pura terra e um tanto irregular, mas basta uns 20km de trajeto para começar a ficar com queixo caído. A partir do Mirador da Laguna Verde é que se passa a ter um sem fim de lugares cada um mais deslumbrante que outro. É difícil definir onde é bonito e onde é mais bonito, é tudo lindo demais. A estrada tem vários pontos de obra na parte que beira o lago General Carrera, a partir de uns 55km de Chile Chico. Tem ainda muito ponto onde há avisos de possibilidade de desmoronamento porque existem vários trechos que viajamos ladeados por paredões de pedra. Viajar em dia de chuva por ali nem pensar. Bom também checar o vento para não correr o risco de se pegar algo muito forte no caminho e levar uma pedrada no carro.

Nessa primeira parte da ruta 265 ainda tomamos um pequenos susto. Um caminhão caçamba que nos ultrapassou não conseguiu subir de primeira uma ladeira e ameaçou voltar de ré. O problema é que estávamos próximo a uma encosta muito alta e sem muita área de manobra. Por sorte, após várias tentativas, ele conseguiu subir bem devagar e livrar a gente do perigo. De qualquer forma, para evitarmos mais situações como essa nós deixamos ele se distanciar bastante para prosseguirmos nossa viagem.

Um pouco antes de chegar a Puerto Rio Tranquilo tem um local de visual sensacional onde há vários hotéis/pousadas tipo ecolodges. Próximo ao Ecolodge Bahia Catalina nós tivemos de parar para admirar a cor do lago, algo surreal. Que lugar lindo! Ficamos um bom tempo ali parado. Um pouco depois deste local há uma ponte também bem interessante que liga o Lago General Carrera ao Lago Bertrand. Para se ter uma idéia do quão bonito é o local, um carro que vinha sentido contrário parou no meio da rua para olhar aquela vista linda e quase provocou um acidente.

Bom, como dissemos no começo do post a viagem não era tão longa e a previsão normal seria de se fazer em quase quatro horas. Quando chegamos na cidade e fomos computar o tempo que levamos nós nos assustamos: foram oito horas na estrada! Rsrsrs. É muito lugar bonito para parar e ver, não tem como, a estrada oferece muito lugar deslumbrante para admirar. Apesar dos buracos, das costelas, tudo valeu muito a pena, é um lugar que papai do céu caprichou, tudo lindo demais. Enfim, tem que se planejar para fazer esse caminho com muita calma, e evitar de todo jeito dias com previsão de chuva ou vento muito forte. Nós costumamos consultar o vento pelo aplicativo Windy, dica dos nossos amigos do Land Roots - Raizes da Terra. Esse app é bem interessante e possui um mapa eólico que facilita bastante a consulta. Para uma viagem como essa que estamos fazendo toda informação é bem vinda, e com relação ao vento aqui na Patagonia, acredito ser fundamental viajar com informação do vento (velocidade, direção, previsão).

Em Puerto Rio Tranquilo nós fomos para um camping para tentar relaxar e tomar um bom banho. Sobre a cidade falo em outro post.

Mais fotos destes locais que estamos passando é fácil de ver nos outros dois locais que postamos, o Flickr no endereço. www.flickr.com/photos/pelonossocaminho, e no Instagram, no endereço Instagram.com/pelonossocaminho .


Fernanda Azzolini e Marco Antonio Parreiras em viagem pela Europa e agora preparando uma grande aventura pelas três américas!

  • Twitter Vintage Stamp
  • Instagram Vintage Stamp

Pelo Nosso Caminho, Viagem pelas Américas, Viajantes, Pajero Full, Americas Travel, Travelling, América do Sul, América Central, América do Norte, On the Road, Brazil Travellers, Viajantes del Brasil, Fotos das Américas, Viajantes de Curitiba, Easy Rider

bottom of page