top of page

Viedma, Punta Bermeja e La Loberia

Chegamos em Viedma no final da tarde com bastante sol e um calor razoável. Seguimos a direção que nos foi dada pelo aplicativo para chegar num posto que tivesse ducha. Primeiro Petrobras que paramos desde o início d viagem, que agora aqui se chama Puma. Dei bastante sorte porque a moça havia acabado de fazer uma faxina no banheiro, ou seja, tudo limpo e perfumado. infelizmente ainda encontramos muito preconceito em relação a banheiros femininos em postos de gasolina. Esse foi um deles, só havia banheiro masculino, ou seja, Fernanda tomou banho no banheiro masculino mais uma vez, e eu fiquei de guarda na porta esperando e controlando. Ali nos reencontramos com o Asabranca. Após banho seguimos para pernoitar no posto YPF ACA. Local mais tranquilo e menos movimentado.

Acordamos cedo no dia seguinte e fomos dar uma volta pela cidade para conhecer. Viedma nos encantou pelas casas beirando a orla. Muita casinha bonita. Uma ciclovia bacana também vai de ponta a ponta da orla. Bem legal. Tivemos de parar em frente a um muro de escola para apreciar a arte que as crianças deixaram ali, muito legal. Tiramos algumas fotos e voltamos para um café. A partir daí seguimos em direção ao litoral. Queríamos conhecer a Reserva Faunística de Punta Bermeja, que fica a 45km de Viedma.

A estrada até La Loberia (praia com esse nome) é tranquila, pavimentada. Dali até a área da Reserva Punta Bermeja pega-se um trecho de rípio que está bem tranquilo. Para entrar e conhecer a reserva paga-se por veículo, e a entrada nos custou 400,00 pesos argentinos. Lá dentro tivemos um pequeno briefing sobre a reserva, que foi criada em 1971, fazem questão de mostrar a destruição que nós humanos estamos causando no meio ambiente, e se assiste também a um pequeno filme sobre a fauna encontrada na área. Depois é partir para uma caminhada para as áreas de observação dos animais. São pequenos decks sobre as falésias que dão uma vista do local onde estão os Lobos marinhos e uma quantidade de aves nos paredões. O ruim é que avista-se tudo de longe, bem distante mesmo, mas o legal é saber que tem uma área daquele tamanho bem preservada para os animais, sendo considerada a maior colônia de lobos marinhos de um pelo do mundo ( nessa que descobrimos que tem Leão marinho de um pelo e outra espécie chamada de dois pelos, nunca havíamos escutado isso).

Depois da visita nós voltamos para descer na tal praia La Loberia, famosa por esses lados. Sinceramente achei interessante mas ao mesmo tempo muito esquisito ser tão badalada. A "areia" da praia está longe de ser aquela areia fina, na verdade são pequenas pedras. A água é bem gelada, logicamente. E outra coisa que achei interessante é que a praia é formada por muitas pedras e em alguns pontos ela forma grandes piscinas naturais. E andar até esses pontos de piscina não é tão tranquilo porque se escorrega com muita facilidade. Tem de se ter muito cuidado. Enquanto caminhávamos pela praia nós reparamos que havia um leão marinho morto na areia, bem no meio de onde o pessoal fica, e mais distante avistamos alguns outros tomando sol. Fomos ver mais de perto e tinha um biólogo do projeto ali vigiando o povo para não se aproximar muito dos animais. Ele nos explicou que a área é sempre monitorada porque, pela proximidade da Reserva, ali sempre aparece animais desgarrados do grupão. E no caso específico do dia dessa nossa visita havia um macho adulto que estava a espera do veterinário porque estava com rede de pesca presa no seu pescoço. Segundo o biólogo, o animal já estava fraco por conta disso. Uma lástima. Bom, para finalizar, na descida para a praia tem aviso de que a área tem ocorrência de tubarões, então mais do que nunca achamos bem estranho o pessoal curtir tanto ele local.



Fernanda Azzolini e Marco Antonio Parreiras em viagem pela Europa e agora preparando uma grande aventura pelas três américas!

  • Twitter Vintage Stamp
  • Instagram Vintage Stamp

Pelo Nosso Caminho, Viagem pelas Américas, Viajantes, Pajero Full, Americas Travel, Travelling, América do Sul, América Central, América do Norte, On the Road, Brazil Travellers, Viajantes del Brasil, Fotos das Américas, Viajantes de Curitiba, Easy Rider

bottom of page