top of page

Esperanza

Quando escrevi sobre nossa saída de Torres Del Paine eu acabei me equivocando, disse ter feito percurso para El Calafate como se fosse direto, mas na verdade tivemos de pernoitar no caminho para El Calafate.

Bem lá atrás, quando estávamos ainda em Trelew, nós conhecemos um grupo de brasileiros que estavam fazendo o percurso contrário ao nosso. Desceram pela Ruta 40 e subiam de volta para o Brasil pela Ruta 3. Eles nos comentaram que havia um trecho de estrada horrível entre a Estancia Taipe Aike e El Calafate, beirando o intransitável. Alertaram que esse trecho de rípio leva um tempo absurdo para se passar, que o ideal era fazer um desvio. Um dos veículos chegou a perder um pneu. Assim, a idéia era ir até Esperanza pela Ruta 5 e depois retornar para a Ruta 40 via Ruta 5. Era um desvio de 150 km, mas que se levaria bem menos tempo do que se tentasse ir direto pela Ruta 40, sem falar do menor risco de se ter um pneu furado. E foi o que fizemos, percorremos esse caminho que é um bom trecho todo asfaltado, sem arriscar pelo rípio da 40. A tal Estancia Taipe Aike é um posto bem pequeno que chegamos a parar para dar uma olhada, mas não havia diesel S-10, somente do diesel comum.

O local de pernoite em Esperanza era um posto YPF que fica no encontro das Ruas 5 e 7. Tão logo chegamos ali começou uma chuva moderada. O estacionamento não era muito amplo. Até havia uma área bem grande que poderia ser utilizada para estacionamento, mas era bem afastada da loja de conveniência e banheiros, bem como era uma área totalmente descoberta, sujeita a vento forte. Mal ou bem, onde estávamos, o vento incomodava um pouco menos por conta da estrutura do próprio posto, e também por conta e uma cerca viva colada ao ponto onde paramos.

Comemos no posto, já que não dava para fazer comida com o tempo chuvoso e o vento que fazia, que embora não fosse tão intenso, era suficiente para atrapalhar nossa vida. E à noite a chuva aumentou consideravelmente.

Dia seguinte amanheceu sem chuva, mas com a área do estacionamento bem alagada. Após nosso café da manhã, durante nosso abastecimento, conhecemos o Geraldo Duarte, frentista do YPF que falava um bom portunhol. Descobrimos que ele havia trabalhado alguns anos no Brasil, e nesse bate papo ele nos deu algumas dicas valiosas quanto ao nosso percurso a partir dali e, como todos que temos conhecido na Argentina, tanto ele quanto o pessoal da loja de conveniência, pessoal todo muito gente fina.

O único porém desse nosso pit stop em Esperanza foi o banheiro que estava com chuveiro inoperante. Tentamos no hotel que ficava do outro lado do cruzamento, mas por lá não nos permitiram pagar somente para um banho. Infelizmente tivemos de ir dormir meio sujinhos, banho foi na base do lencinho umedecido.

Há várias outras fotografias em nossas duas outras mídias. No Instagram no endereço: Instagram.com/pelonossocaminho, e no site Flickr no seguinte endereço: https://www.flickr.com/photos/pelonossocaminho/

Fernanda Azzolini e Marco Antonio Parreiras em viagem pela Europa e agora preparando uma grande aventura pelas três américas!

  • Twitter Vintage Stamp
  • Instagram Vintage Stamp

Pelo Nosso Caminho, Viagem pelas Américas, Viajantes, Pajero Full, Americas Travel, Travelling, América do Sul, América Central, América do Norte, On the Road, Brazil Travellers, Viajantes del Brasil, Fotos das Américas, Viajantes de Curitiba, Easy Rider

bottom of page